Pensar primeiro, agir depois.


Esta velha frase que intitula este texto, já foi dita várias vezes por várias pessoas. Quem nunca ouviu essa frase ao longo de sua vida? Quem nunca pronunciou essas palavras? Eu mesma já fui advertida várias vezes com essa frase. E nunca  a valorizei como ela deveria.
Hoje, percebo o poder e a sabedoria que estão inseridas nesta frase. Através da dor, pude perceber que não vale a pena agir por impulso. Por menor que seja a ação.
Muitas vezes consideramos perca de tempo pensar antes de agir. Eu pensei muito assim... Atribui valores excessivos  as atitudes impensadas e impulsivas. O que acabou me conduzindo a erros.
Sabe o que eu ganhei agindo por impulso? Poderia dizer que nada, já que o saldo negativo é grande. Mas digo que ganhei oportunidade de aprendizado. Agir por impulso me fez perder muitas coisas e pessoas, e o duro é ter que admitir que as percas não acabaram. Ainda irei perder muito mais!
Enfim, admitir arrependimento não é suficiente para apagar os rastros tortuosos que deixei na trilha da minha vida e infelizmente na vida de algumas outras pessoas. Magoei, afastei pessoas por quer levar a minha vida num impulso.
Finalizo alertando, advertindo, aconselhando (não importa a nomenclatura da minha atitude) dizendo:
·         PRIMEIRO PENSE E DEPOIS QUE TIVER CERTEZA DO QUE IRÁ FAZER AJA.
·         JAMAIS TROQUE ALGO QUE PODE SER ETERNO POR UM MOMENTO, POR UMA NOITE.

Sei que minhas frases parecem clichês, mesmo assim este é o meu conselho.
E a você (sim, é você mesmo) novamente te peço perdão pelo mal que te fiz. Pela dor e decepção que te causei. Você era a única pessoa que não merecia o que eu fiz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O importante é que seja de verdade!